La extensión de la jornada escolar en el nivel primario en la provincia de Corrientes desde la perspectiva del aula

  • Ana María DAndrea Universidad Nacional del Nordeste
  • Daiana Yasmín Vallejos Universidad Nacional del Nordeste
  • Cecilia Inés Silvero Saiach Universidad Nacional del Nordeste
  • Florencia María de los Milagros Maciel Universidad Nacional del Nordeste
  • Jorge Ezequiel Almirón Universidad Nacional del Nordeste
Palavras-chave: Ensino fundamental, Tempo escolar, Política educacional, Sala de aula, Estratégias educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de implementação e adaptação da ampliação da jornada escolar no nível primário na província de Corrientes.
Mais tempo na escola é considerado uma oportunidade para reinventar a sala de aula, reduzir desigualdades e colmatar lacunas de aprendizagem.
O trabalho baseia-se em um desenho descritivo, utilizando observações de aulas, análise de documentos curriculares (planejamentos, cadernos, livros e outros recursos didáticos) e entrevistas em profundidade com professores do terceiro ano de quatro escolas da província de Corrientes (Argentina).
Há uma apropriação progressiva do dispositivo de formação implementado pelo Ministério da Educação. A articulação proposta pela jurisdição de diferentes programas nacionais e jurisdicionais tem potencializado mais as possibilidades de desenvolvimento da hora. Na maioria das aulas observadas, os alunos são ensinados, aprendidos, as competências são fortalecidas e apoiadas. Muito do sucesso do tempo que foi acrescentado depende das estratégias que o professor implementa, correspondam ou não às propostas jurisdicionais. Existe uma exigência por parte do Ministério de um maior apoio com a implementação de mais cursos de formação e a produção de novos documentos pedagógicos.

Resumo visto = 5 veces
pdf (Español (España)) - Artículo descargado = 4 veces
html (Español (España)) - Artículo descargado = 0 veces

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana María DAndrea, Universidad Nacional del Nordeste

Profesora en Ciencias de la Educación. Magíster en Epistemología y Metodología de la Investigación Científica. Doctora en Antropología Social. Docente-investigadora de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Responsable del Área de Investigación de la Dirección de Planeamiento e Investigación Educativa del Ministerio de Educación de la Provincia de Corrientes.

 

Daiana Yasmín Vallejos, Universidad Nacional del Nordeste

Profesora en Ciencias de la Educación. Docente-investigadora de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Asistente de Investigación de la Dirección de Planeamiento e Investigación Educativa del Ministerio de Educación de la Provincia de Corrientes.

 

 

Cecilia Inés Silvero Saiach, Universidad Nacional del Nordeste

Profesora en Ciencias de la Educación. Profesora Adscripta de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Asistente de investigación de la Dirección de Planeamiento e Investigación Educativa del Ministerio de Educación de la Provincia de Corrientes.

 

 

Florencia María de los Milagros Maciel, Universidad Nacional del Nordeste

Profesora en Lengua y Literatura. Especialista en Pedagogía de la Lectura con Orientación en Literatura para Niños y Jóvenes. Profesora adscripta de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Investigadora asistente de la Dirección de Planeamiento e Investigación Educativa del Ministerio de Educación de la Provincia de Corrientes.

 

Jorge Ezequiel Almirón, Universidad Nacional del Nordeste

Profesor en Matemática. Docente investigador de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Asistente de investigación de la Dirección de Planeamiento e Investigación Educativa del Ministerio de Educación de la Provincia de Corrientes.

 

Publicado
2024-07-31
Como Citar
DAndrea, A. M., Vallejos, D. Y., Silvero Saiach, C. I., Maciel, F. M. de los M., & Almirón, J. E. (2024). La extensión de la jornada escolar en el nivel primario en la provincia de Corrientes desde la perspectiva del aula. Revista Latinoamericana De Políticas Y Administración De La Educación, (20), 138-150. Recuperado de https://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/article/view/1990
Seção
Sección general